<a href="index.php?destino=personalidades"><i>PERSONALIDADES</i></a><br>
Homenagem aos companheiros que já faleceram e contribuíram muito para... <a href="index.php?destino=doistoques"><i>DOIS TOQUES</i></a><br>
Vários temas para discussão entre técnicos do Brasil, e você também pode participar... <a href="index.php?destino=lemosegostamos"><i>LEMOS E GOSTAMOS</i></a><br>
Modernização da gestão do futebol brasileiro por Elio Carraveta...
 
 
FUTEBOL É CONJUNTO?
 

Futebol é conjunto, mas gostaria de expressar a minha opinião sobre algumas especificidades que são apresentadas na preparação de uma equipe. Algumas especificidades são obrigatoriamente individuais. Começando pela preparação física. Nesse momento cada atleta tem que dar o melhor de si, em benefício do grupo futuramente. Antigamente, no Brasil, a preparação física era colocada, acertadamente, na programação como ‘treino individual’. Cada posição requer um tipo de aprimoramento físico que no geral passa a ser de conjunto, mas continua individual no respeito à individualidade de cada atleta.

Futebol volta a ser individual na preparação técnica de cada um. Os atletas têm que ter consciência das suas dificuldades e se empenhar cada vez mais. Pedir ajuda a comissão técnica para que essas deficiências sejam corrigidas. O extra-campo também influência muito no rendimento do atleta e também é individual também. Os atletas têm que se cuidar e ser responsável pelo que faz.

Voltando ao tema principal, futebol é conjunto a partir da soma das individualidades de cada atleta, de sua solidariedade e compreensão com seus companheiros, pois no momento em que se entra em campo, o que mais importa é ajudar e ser ajudado, pois um time só vence com empenho de todos, e não sofre gols com o empenho de todos também.

Nenhum craque é craque por si só, vai ter sempre aquele jogador que vai auxiliá-lo. Muitas vezes a vaidade individual de alguns atletas pode atrapalhar o desenvolvimento da formação de um conjunto, e como diz o dicionário o significado da palavra conjunto é equipe (onde todos estão unidos na mesma direção e por um mesmo ideal). Minha opinião final, é que, individualidade dentro do futebol existe e é bem marcante, mas a partir do momento que se busca o conjunto, todas as individualidades devem se fundir numa só formando um conjunto homogêneo que é de onde saem as vitórias e consequentemente os títulos.

Marco Aurélio Silva Businhani
(Auxiliar Técnico – Al-Wasl Sports Club)

 
 
 
 
FAMÍLIA
Veja fotos antigas e atuais da incrível família do Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
AULAS TÁTICAS
Acompanhe as aulas táticas do sistema com o professor Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
ATLETA
Veja fotos e curiosidades de Zé Mario quando era jogador...
LEIA MAIS
 
HOME | HISTÓRIA | DOIS TOQUES | LIVRO | TREINADOR | PERSONALIDADES | FAMÍLIA | ATLETA | CONTATO
 
Zé Mário - Copyright © - Todos os direitos reservados - by Internetix