<a href="index.php?destino=personalidades"><i>PERSONALIDADES</i></a><br>
Homenagem aos companheiros que já faleceram e contribuíram muito para... <a href="index.php?destino=doistoques"><i>DOIS TOQUES</i></a><br>
Vários temas para discussão entre técnicos do Brasil, e você também pode participar... <a href="index.php?destino=lemosegostamos"><i>LEMOS E GOSTAMOS</i></a><br>
Modernização da gestão do futebol brasileiro por Elio Carraveta...
 
 
QUEM FALHA NA PREPARAÇÃO ESTÁ SE PREPARANDO PARA FALHAR
 

(COPA DO MUNDO 2006)

Os atletas não conseguiram usar o elo entre a vocação e a diversão. Perderam o prazer de sofrer. A vaidade foi maior que a vontade.

O futuro dos atletas não dependia daquela competição e aí não se decidiram a vencê-la. Não encararam a competição como uma oportunidade de melhora. Faltou entusiasmo, não houve sacrifício.

Não abdicaram do que mais gostavam. Tornaram-se anti-sociais, auto-suficientes e desmotivados. Cada um jogou para si mesmo. Não houve solidariedade para um completar o outro e no final os defeitos parecessem virtudes de todos. Esqueceram que toda competição é imperfeita e cheia de problemas e desafios.

Parecem que não foram avisados que o futebol é o esporte mais imprevisível do mundo e que é através do treinamento que aperfeiçoamos nosso potencial humano. Enfim desprezamos o “nós” e o “eu” foi maior.

O mais interessante é que o preparador físico declarou que os jogadores estavam sem condições físicas ideais para jogar e que o treinador sabia e conhecia o lado mental dos jogadores e mesmo assim os escalou. No final todo mundo saiu perdendo e o treinador sendo o mais criticado, o mais cobrado e até mesmo unicamente responsabilizado por tudo.

Agora, como se diz, a árvore foi cortada e os macacos se espalharam. Até quando é que não se sabe.

Humberto Ferreira.

 
 
 
 
FAMÍLIA
Veja fotos antigas e atuais da incrível família do Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
AULAS TÁTICAS
Acompanhe as aulas táticas do sistema com o professor Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
ATLETA
Veja fotos e curiosidades de Zé Mario quando era jogador...
LEIA MAIS
 
HOME | HISTÓRIA | DOIS TOQUES | LIVRO | TREINADOR | PERSONALIDADES | FAMÍLIA | ATLETA | CONTATO
 
Zé Mário - Copyright © - Todos os direitos reservados - by Internetix