<a href="index.php?destino=personalidades"><i>PERSONALIDADES</i></a><br>
Homenagem aos companheiros que já faleceram e contribuíram muito para... <a href="index.php?destino=doistoques"><i>DOIS TOQUES</i></a><br>
Vários temas para discussão entre técnicos do Brasil, e você também pode participar... <a href="index.php?destino=lemosegostamos"><i>LEMOS E GOSTAMOS</i></a><br>
Modernização da gestão do futebol brasileiro por Elio Carraveta...
 
 

QUEM COMPETE DEVE SABER


11/07/2005 - 09:22

O mundo esportivo e, principalmente, o mundo do futebol, não se movimenta só atrás de uma bola.

O futebol tem significado de vitórias e espetáculo. As conquistas mexem com todas as pessoas. A nossa missão é fazer as pessoas felizes e isso custa muito caro.

Como tudo tem um preço, temos que aprender a trabalhar sob pressão, suportar dores, cansaço e o objetivo principal não pode sair de foco. Nunca se pode relaxar quando estamos competindo. Cada passo, cada pisada no gramado é analisada por milhões de pessoas. O futebol derrota quem se distrai. Entrar em campo exige uma transformação significtiva de todos aqueles que estão envolvidos no jogo.

Um atleta de futebol profissional quando entra no campo tem que se sentir vivo e estressar o corpo de forma controlada indo do prazer ao dever, sabendo que o jogo é mental, físico, técnico, tático e espiritual. Precisa ser um realizador e jamais esquecer que cada jogo é uma charada a ser decifrada sem manual de instruções exatas.

Para saber conviver com vitórias estrondosas e derrotas frustrantes é preciso sacrificar-se pelo bem do grupo, usar o coração. É sabido que ninguém se torna um grande atleta se não possuir um coração grande, um coração de atleta.

Lembrem-se que nem sempre temos que derrotar apenas os adversários em campo. Há muita coisa do lado de fora. Torcida infiel, torcida adversária, imprensa e problemas particulares, como familiares, amigos, falsos amigos, que é a maioria etc.

No mundo em que vivemos a ordem é falar mal de tudo e, muitas vezes, somos derrotados antes mesmo de entrar em campo. É preciso adotar atitude mental positiva para não ser influenciado. Lembrem-se que quem convive e administra melhor os problemas, terá maior chance de tornar-se um vencedor.

A vida sempre procura conspirar a nosso favor, mas, muitas vezes, deixamos nos influenciar pelas más companhias, pelas críticas, pelos sucessos momentâneos e acabamos conspirando contra a nossa própria vida..

Historicamente nem sempre os mais técnicos, os mais habilidosos, os mais fortes conseguem os melhores resultados e se fazem vencedores. Cuidado, nunca deixe se picar pelo vírus salve-se quem puder, e quando o “eu” for maior que o “nós” certamente iremos aterrisar de bico e isso poderá ser devastador. Em um grupo o problema de um tem que ser de todos, não despreze o conjunto, todos precisam saber que para irmos longe temos que estar juntos. É preciso saber elogiar uns aos outros, saiba que esse é ainda o ato de mais força da sociedade.

Procure todos os homens desse planeta que competem e veja se existe algum, que ainda não sofreu derrotas temporárias, quem não aprende com a derrota perde duas vezes (Zé Mário). Em realidade somos mais do que conhecemos de nós mesmos, e juntos iremos longe.

Humberto Gomes Ferreira (Preparador Físico do Flamengo)

 
 
 
 
FAMÍLIA
Veja fotos antigas e atuais da incrível família do Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
AULAS TÁTICAS
Acompanhe as aulas táticas do sistema com o professor Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
ATLETA
Veja fotos e curiosidades de Zé Mario quando era jogador...
LEIA MAIS
 
HOME | HISTÓRIA | DOIS TOQUES | LIVRO | TREINADOR | PERSONALIDADES | FAMÍLIA | ATLETA | CONTATO
 
Zé Mário - Copyright © - Todos os direitos reservados - by Internetix