<a href="index.php?destino=personalidades"><i>PERSONALIDADES</i></a><br>
Homenagem aos companheiros que já faleceram e contribuíram muito para... <a href="index.php?destino=doistoques"><i>DOIS TOQUES</i></a><br>
Vários temas para discussão entre técnicos do Brasil, e você também pode participar... <a href="index.php?destino=lemosegostamos"><i>LEMOS E GOSTAMOS</i></a><br>
Modernização da gestão do futebol brasileiro por Elio Carraveta...
 
  Matéria enviada pelo Vicentinho, ex-jogador do Flamengo e de outras equipes, agora Assistente Técnico do Adílio na Categoria Juvenil do Flamengo que acaba de ser Campeã Carioca de 2004.

16 / 11/2004 - 12:19

ASSISTENTES TÉCNICOS DE FUTEBOL
Comecei a desenvolver este artigo com o objetivo de melhorar a visão deturpada que muitas pessoas têm sobre esta função. Até mesmo alguns Assistentes Técnicos não sabem o que fazer, e se contentam em distribuir coletes e apitar coletivos. Não devemos esquecer que os grandes técnicos de hoje foram excelentes Assistentes Técnicos no início de sua carreira (Luis Felipe Scollari, Vanderlei Luxemburgo, Osvaldo de oliveira). Assistentes Técnicos devem ser exatamente o que o título implica. Eles devem estar prontos e ansiosos para apoiar de toda maneira possível durante todo o ano o Treinador Principal. Assistentes devem, claro, providenciar para que somente o Treinador Principal deva tomar a decisão final e não deve ficar decepcionado quando a decisão final for contra a sua sugestão.
TREINADOR PRINCIPAL
Faça que o seu Assistente Técnico sinta que está trabalhando com você e não para você.O Treinador Principal deve procurar ser receptivo as sugestões do assistente. Você não precisa concordar sempre, mas deve sempre ouvir e evitar ser desagradável quando discordar. Analise todas as sugestões e use a lógica. Se você torna o seu assistente hesitante ou receoso para fazer sugestões, seu valor como assistente torna-se grandemente reduzido. Um treinador Principal não necessita de um homem sim para inflar seu ego, mas algum que fará sugestões. O Treinador Principal deve sempre ter em mente que é preciso saber ouvir, quer sejam atletas, assistentes ou outros.
QUALIDADES ESSENCIAIS PARA OS ASSISTENTES TÉCNICOS
LEALDADE. O Assistente pode discordar, mas nunca ser desleal. Falta de Lealdade em qualquer projeto de grupo assegura o fracasso. Falta de Habilidade pode ser perdoada, mas de Lealdade – NUNCA. Lealdade, Trabalho e Entusiasmo, no meu entender são absolutamente essenciais para um Assistente Técnico. Todas as qualidades podem ser discutidas e desejáveis, mas estas são essenciais.
OTIMISMO. Ser positivo, otimista, ainda é o real caminho necessário para um agressivo e confiante time, e os técnicos devem ser líderes nisto. Não desperdice tempo lamentando ou preocupando-se com coisas sobre as quais você não tenha controle e sobre o qual você não pode fazer nada. Concentre-se em aperfeiçoar as coisas nas quais você possa.
CONHECIMENTO-ATUALIZAÇÃO. Se o Assistente não conhece a sua matéria, existirá uma queda de respeito dos atletas e desejáveis resultados serão impossíveis.
Assistente Técnico se aprofunde e se atualize nos conhecimentos gerais em sua área. Exemplos; evolução técnica – tática – sistemas de jogo – exposição oral, etc...
HUMILDADE. Saber reconhecer os seus erros para poder aprender com eles. Todo esforço deve ser feito para estudar aqueles que têm sido bem sucedidos, para acompanhar nas técnicas do jogo; para aprender mais sobre Psicologia do Trabalho com outros, como líder e como seguidor, para analisar as forças e as fraquezas dos adversários bem como os sistemas de jogo, para melhor ensinar os fundamentos, e para melhorar você mesmo como pessoa.
PERSONALIDADE AGRADAVEL. Assistentes estarão em contato de perto com muitos segmentos do clube, além dos atletas, e deve ser cordial e agradável para ganhar a cooperação de todos aqueles envolvidos ou interessados no planejamento. Uma disposição azeda aliena a outros, bem como a falta de polidez o fará.
PONTUALIDADE E ORGANIZAÇÃO. Assistentes devem adquirir o habito de serem pontuais, manterem atualizadas todas as correspondências e responsabilidades, e serem organizados.
ASSEIO E POLIDEZ. Uma bem arrumada e limpa aparência e uma postura exemplar são essenciais bem como a falta destas qualidades será prejudicial ao seu relacionamento com o Clube, Administração, a Mídia, Pais e outros cuja cooperação você necessita. Polidez é um pequeno preço a pagar para a boa vontade e afeição de outros.
AMBIÇÃO. Assistentes devem desejar melhorar suas posições e devem ser encorajados e ajudados em seus esforços, ou eles provavelmente estarão fazendo pouco mais que o tempo marcado (distribuindo coletes e apitando coletivos). Certamente eles não contribuirão com o melhor de suas habilidades. Sem ambição eles tornam-se como um time satisfeito e complacente.
UM EXEMPLO. Assistentes Técnicos devem fazer um esforço consciente para estabelecer um apropriado exemplo para os jovens. Devem estar preparados para conviver com as diferentes camadas sociais. Ter a atenção com as brincadeiras e o respeito. Lembre-se que você tem que dar o exemplo. Saibam que estes jovens em muitas vezes estarão te olhando como o seu melhor amigo, e em algumas situações até como um pai.
CONFIANÇA. Deixei esta palavra para o final, mas saibam que ela deverá estar sempre presente no início, no meio e no final de qualquer planejamento. A CONFIANÇA deve ser recíproca e verdadeira não só entre o Assistente Técnico e o Treinador Principal, mas entre toda a Comissão Técnica, observada pelos atletas e por todas as pessoas do clube assim com a amizade e o respeito.
Agradecimentos.
Gostaria de agradecer aquelas pessoas que me incentivaram e me ajudaram a perceber a importância desta função que tanto me orgulho em desenvolver na categoria juvenil do CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO. Espero com este artigo estar contribuindo para o esclarecimento e o reconhecimento do Assistente Técnico de Futebol.
 
 
 
 
FAMÍLIA
Veja fotos antigas e atuais da incrível família do Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
AULAS TÁTICAS
Acompanhe as aulas táticas do sistema com o professor Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
ATLETA
Veja fotos e curiosidades de Zé Mario quando era jogador...
LEIA MAIS
 
HOME | HISTÓRIA | DOIS TOQUES | LIVRO | TREINADOR | PERSONALIDADES | FAMÍLIA | ATLETA | CONTATO
 
Zé Mário - Copyright © - Todos os direitos reservados - by Internetix