<a href="index.php?destino=personalidades"><i>PERSONALIDADES</i></a><br>
Homenagem aos companheiros que já faleceram e contribuíram muito para... <a href="index.php?destino=doistoques"><i>DOIS TOQUES</i></a><br>
Vários temas para discussão entre técnicos do Brasil, e você também pode participar... <a href="index.php?destino=lemosegostamos"><i>LEMOS E GOSTAMOS</i></a><br>
Modernização da gestão do futebol brasileiro por Elio Carraveta...
 
Siga o @zemario no Twitter!
 
Envie sua Pergunta ao Zé Mario e ele responderá aqui!
 
Você sabe como é escolhido um treinador para trabalhar em um clube?
Algum dirigente ou encarregado de arranjar o treinador liga para algum disponível e pergunta se ele está disposto a trabalhar naquele clube. Resposta afirmativa, em 99% dos casos ela é afirmativa, pois estava desempregado, começam as negociações financeiras. Acertado o contrato, mandam passagens e o treinador viaja e assume.
Tanto faz ser antes do campeonato ou durante a competição.
 
Você acha certa a troca de treinadores sempre que há maus resultados?
Não, porque o treinador tem de ser julgado pelo trabalho feito durante a semana. Nos treinamentos é que se vê a competência de um treinador.
 
Por que o treinador é trocado?
Simplesmente porque os resultados não apareceram. Quase nunca é por incompetência do treinador e sim dos dirigentes.
 
Quem ganha com a troca?
Normalmente quem ganha com isso são os treinadores. Na hora que ele é demitido a responsabilidade é transferida para outro. O peso que ele tinha nas costas sai e ele passa a dormir tranqüilo. Além do mais outros treinadores que estavam desempregados passam a ter uma chance de trabalharem. No futebol brasileiro que existe mais treinador desempregado do que trabalhando esse rodízio beneficia muitos deles.
 
Quem perde com a troca?
Primeiro o clube que normalmente desembolsa uma quantia extra para indenizar o treinador demitido.
Segundo a equipe que perde a continuidade dos treinamentos.
Cada treinador pensa de uma forma e a mudança no meio da competição traz muitos transtornos para o atleta.
 
O que sentem os jogadores nessa hora?
Essa pergunta é muito interessante. Aqueles que estão jogando, normalmente, têm medo e sentem muito a mudança. Aqueles que estão na reserva ou aqueles que não tiveram chance gostam, torcem e até fazem o possível e o impossível para que aconteça essa mudança.
 
Por que é importante manter o treinador?
Futebol é continuidade. Muitos esquecem que para se ter uma boa equipe é preciso que os jogadores se entendam e se completem dentro e, até mesmo, fora do campo. Portanto é necessário de tempo para formar uma equipe. Às vezes acontece de um treinador conseguir resultados imediatos, mas normalmente isso acontece pelo trabalho que já vinha sendo feito anteriormente não só pelo técnico, mas também pelo próprio clube.
Nenhum treinador tem a fórmula da vitória ou de fazer uma equipe de uma hora para outra. Podemos pegar como exemplo o Rinus Michels (9-2-1928/03-03-2005). Por que ele não produziu mais “ laranjas mecânicas?” Simplesmente porque ninguém tem a fórmula mágica do futebol. Aqueles jogadores tinham um QI muito elevado e se completavam.
 
Quem julga o trabalho do treinador?
Primeiro o torcedor, depois vem a imprensa e por último do dirigente. Essas pessoas têm realmente condições técnicas para julgarem o trabalho do treinador? A resposta é NÃO sem titubear.
 
Como um treinador deveria ser escolhido para trabalhar em um clube?
O clube deveria chamar o treinador e expor a ele quais os objetivos do clube em relação as competições da temporada, as condições do clube na contratação de jogadores, os profissionais existentes no clube, saber do treinador quais são os seus métodos de trabalho e colocar tudo às claras para que não haja melindres ou cobranças indevidas mais tarde.
Esse foi o modo que o Internacional de Porto Alegre me contratou e também a todos os outros profissionais do futebol. O Presidente na época era o Fernando Miranda.
 
 
 
 
 
FAMÍLIA
Veja fotos antigas e atuais da incrível família do Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
AULAS TÁTICAS
Acompanhe as aulas táticas do sistema com o professor Zé Mario...
LEIA MAIS
 
 
ATLETA
Veja fotos e curiosidades de Zé Mario quando era jogador...
LEIA MAIS
 
HOME | HISTÓRIA | DOIS TOQUES | LIVRO | TREINADOR | PERSONALIDADES | FAMÍLIA | ATLETA | CONTATO
 
Zé Mário - Copyright © - Todos os direitos reservados - by Internetix